SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3BNC-Formação:E agora, como fica? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ARAUJO, Denise Lino de  e  SILVA, Jéssica Rodrigues. O eixo Análise Linguística na BNCC:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1360-1391.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1360-1391.

Este estudo investiga a (re)construção do eixo Análise Linguística na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental, destacando as linhas de descontinuidade entre a segunda (BRASIL, 2016) e a quarta versões (BRASIL, 2017b) desse documento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental, fundamentada na Linguística Aplicada e no Paradigma Indiciário. O aporte teórico é composto por estudos sobre a Prática de Análise Linguística no contexto escolar. Ao comparar as linhas de descontinuidades, percebe-se um movimento de ampliação de escopo epistemológico e estrutural de uma para outra versão. Ao analisar essas singularidades, nota-se que cada documento parece ser produto e parte de um processo de (re)contextualização do ensino de língua que, de modo geral, está vinculado ao paradigma contemporâneo de ensino.

Palavras-chave : BNCC; ensino fundamental; língua portuguesa; linguística aplicada; prática de análise linguística.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )