SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3The Linguistic Analysis axis in the BNCC:Participation and youth protagonism in the perspective of Students Groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MARTINS JUNIOR, Luiz; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski  and  DIAS, Julice. E agora, como fica?. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1392-1414.  Epub Jan 02, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1392-1414.

O presente texto trata de uma pesquisa bibliográfica-documental com enfoque na análise da BNCC do Ensino Médio. Objetiva apontar algumas reflexões e problematizar a disciplina de Geografia no Ensino Médio a partir da proposta da BNCC de 2018. Traz como questão emblemática a forma reducionista como a BNCC trata o campo da Geografia, tornando essa área de conhecimento difusa entre outras, no grande espectro das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas Tecnologias. Problematiza o conjunto de conceitos, conteúdos, habilidades e competências proposto no texto da BNCC que visa a preparação do estudante para o mercado de trabalho, empobrecendo, desse modo, sua formação e seu desenvolvimento integral. Nesse sentido, a Geografia, como ciência que tem o papel de desenvolver o pensamento e o raciocínio espacial, foi um dos componentes curriculares que perdeu seu protagonismo e o caráter científico, com o esvaziamento dos conteúdos e conceitos fundantes do conhecimento geográfico.

Keywords : currículo; formação integral e humana; ensino médio; Base Nacional Comum Curricular..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )