SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3O eixo Análise Linguística na BNCC:Participação e protagonismo juvenil na perspectiva dos Grêmios Estudantis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MARTINS JUNIOR, Luiz; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski  e  DIAS, Julice. E agora, como fica?. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.1392-1414.  Epub 02-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1392-1414.

O presente texto trata de uma pesquisa bibliográfica-documental com enfoque na análise da BNCC do Ensino Médio. Objetiva apontar algumas reflexões e problematizar a disciplina de Geografia no Ensino Médio a partir da proposta da BNCC de 2018. Traz como questão emblemática a forma reducionista como a BNCC trata o campo da Geografia, tornando essa área de conhecimento difusa entre outras, no grande espectro das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas Tecnologias. Problematiza o conjunto de conceitos, conteúdos, habilidades e competências proposto no texto da BNCC que visa a preparação do estudante para o mercado de trabalho, empobrecendo, desse modo, sua formação e seu desenvolvimento integral. Nesse sentido, a Geografia, como ciência que tem o papel de desenvolver o pensamento e o raciocínio espacial, foi um dos componentes curriculares que perdeu seu protagonismo e o caráter científico, com o esvaziamento dos conteúdos e conceitos fundantes do conhecimento geográfico.

Palavras-chave : currículo; formação integral e humana; ensino médio; Base Nacional Comum Curricular..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )