SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Nuestra Ira como Dispositivo de Contracolonización Curricular: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FIGUEREDO, Marinete da Frota  y  MACEDO, Dinalva de Jesus Santana. A Diversidade Cultural no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Guanambi/BA. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1442-1463.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1442-1463.

Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou analisar como a diversidade cultural é contemplada no currículo da Rede Municipal de Ensino de Guanambi/BA. Trata-se de um estudo qualitativo, o qual teve como fonte de dados a Proposta Curricular da rede e entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professoras. Os dados foram produzidos por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, cujos procedimentos demonstraram que a concepção da diversidade cultural no currículo analisado ainda é vinculada a uma visão liberal, havendo uma prevalência de mecanismos padronizadores no ensino, condição a qual revela que o currículo ainda é articulado segundo a universalização do conhecimento, evidenciando a emergência de uma educação intercultural crítica.

Palabras clave : currículo; diversidade cultural; educação intercultural crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )