Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
FIGUEREDO, Marinete da Frota y MACEDO, Dinalva de Jesus Santana. A Diversidade Cultural no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Guanambi/BA. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1442-1463. Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1442-1463.
Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou analisar como a diversidade cultural é contemplada no currículo da Rede Municipal de Ensino de Guanambi/BA. Trata-se de um estudo qualitativo, o qual teve como fonte de dados a Proposta Curricular da rede e entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professoras. Os dados foram produzidos por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, cujos procedimentos demonstraram que a concepção da diversidade cultural no currículo analisado ainda é vinculada a uma visão liberal, havendo uma prevalência de mecanismos padronizadores no ensino, condição a qual revela que o currículo ainda é articulado segundo a universalização do conhecimento, evidenciando a emergência de uma educação intercultural crítica.
Palabras clave : currículo; diversidade cultural; educação intercultural crítica.