SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4La Diversidad Cultural en el Currículo de la Red Municipal de Enseñanza de Guanambi/BASaberes y Prácticas Docentes: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MEIRA, Flávia Paola Félix  y  OLIVEIRA, Julvan Moreira de. Nossa Raiva como Dispositivo de Contracolonização dos Currículos:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1464-1483.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1464-1483.

Este trabalho tem como objetivo dialogar com as histórias, os traumas e as alegrias que impulsionam o processo de pesquisa de mulheres negras e que figuram em seus trabalhos acadêmicos, cujo propósito era o de investigar como ocorreu a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER) nos cursos de Pedagogia. A partir das perspectivas decolonial e pós-colonial, realizamos uma análise pormenorizada de dez produções. Identificamos como o racismo experimentado por essas mulheres, bem como alguns marcadores africanos, fizeram-se presentes em suas trajetórias, pavimentando um desejo de compreender como se consolida um currículo de formação de professores e como o tema das relações étnico-raciais permeia o território acadêmico.

Palabras clave : contracolonização; diretrizes curriculares nacionais; educação das relações étnico- raciais; currículo; mulheres negras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )