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Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ANDRADE, Lilian Santos de  y  CEREZER, Osvaldo Mariotto. Saberes e Práticas Docentes:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1484-1511.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1484-1511.

O presente artigo analisa a implementação da Lei Federal 10.639/2003 na educação básica em Poconé/MT, a partir dos saberes e práticas de professores de História, Arte e Língua Portuguesa. Realizamos entrevistas orais baseadas nos procedimentos da história oral temática e buscamos construir um diálogo entre os registros orais e as fontes documentais, como documentos curriculares e bibliografias sobre o tema. Utilizamos a abordagem qualitativa somada à perspectiva teórica intercultural crítica e os estudos decoloniais. Procuramos pensar como a história e a cultura africana e afro-brasileira foram inseridas na escola lócus de pesquisa. Notamos as práticas e imaginários racistas que estiveram e ainda estão presentes na escola e os desafios enfrentados pelos professores. O caminho para uma implementação efetiva ainda é longo, mas transformações importantes têm ocorrido, inclusive para a decolonização dos saberes e práticas.

Palabras clave : ensino de história; Lei Federal 10.639/2003; saberes e práticas docentes; relações étnico-raciais.

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