SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Saberes y Prácticas Docentes:Aproximaciones y distanciamientos identitarios entre emprendimiento y género en la Base Nacional Común Curricular y en la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LAGE, Lucas da Costa  y  ALVES, Simone Silva. Lei 10.639/2003 e os Currículos dos Cursos de Pedagogia na Região Sul do Brasil. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1512-1533.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1512-1533.

Este estudo tem como objetivo compreender como os currículos dos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades federais da Região Sul do Brasil trabalham a Lei 10.639/2003. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva crítica, qualitativa e na metodologia de análise de conteúdo de Bardin (1977). Embasa-se em autores como Almeida (2018), Apple (2005), Adichie (2019), Alves et al. (2021), Freire (1979), Munanga (2008), Torres Santomé (2013), Gomes e Silva (2011), Triviños (2001), entre outros. Resultados indicam que os fundamentos da Lei 10.639/2003 são tratados de forma transversal, diluídos em alguns componentes curriculares. Assim, compreendemos que é urgente a necessidade de amplo debate nas instituições, de modo a desempenhar um papel importante na construção e na efetividade de políticas educacionais, possibilitando maior visibilidade das questões étnico-raciais nos cursos de formação inicial e continuada.

Palabras clave : formação de professores; relações étnico-raciais; currículo; políticas públicas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )