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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MELO, Francisco Egberto de  e  MAGALHAES JUNIOR, Antônio Germano. Aproximações e distanciamentos identitários entre empreendedorismo e gênero na Base Nacional Comum Curricular e na formação de professores. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1534-1554.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1534-1554.

Neste artigo, buscou-se compreender as relações discursivas e conflituosas entre o empreendedorismo neoliberal e as identidades de gênero presentes na Base Nacional Comum Curricular de 2018 e na Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica de 2019, interseccionadas por documentos que interferem na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura. Como base teórica, utilizaram-se os conceitos de identidade na pós-modernidade, de gênero, de empreendedorismo e o currículo como espaço de disputas de identidades. Como metodologia, construíram-se as relações discursivas, aqui pensadas como teia discursiva, entre os documentos analisados, a partir de expressões caras ao empreendedorismo e às identidades de gênero. Identificou- se ser possível constituir projetos pedagógicos que considerem as identidades de gênero, ainda que os documentos analisados priorizem o empreendedorismo.

Palavras-chave : Base Nacional Comum Curricular; formação de professores; empreendedorismo; identidade de gênero.

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