SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Aproximaciones y distanciamientos identitarios entre emprendimiento y género en la Base Nacional Común Curricular y en la formación de profesoresContribuciones al estado de la arte: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LAGE, Micheline Madureira  y  SANTOS, Flávia Nobre dos. A Literatura na BNCC na Etapa do Ensino Médio:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1555-1573.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1555-1573.

Esta pesquisa objetivou refletir sobre o papel da literatura no currículo do ensino médio. Inicialmente, o trabalho foi de natureza bibliográfica. Analisou-se a versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne à literatura e ao ensino médio. Em uma segunda fase, foi-se a campo testar em que medida os objetivos de aprendizagem elencados na 2.ª versão da Base contribuíam para a formação de um leitor literário mais reflexivo. O trabalho foi exitoso e mostrou que os pressupostos contidos no documento apontavam para um caminho que levava o jovem ao encontro da literatura. Na terceira fase, em que se traçou uma nova leitura da Base, agora em sua versão definitiva, percebeu-se que esse caminho foi dificultado em razão da reforma do ensino médio, bem como em virtude das alterações realizadas no documento.

Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular; ensino médio; formação de jovens leitores; ensino; literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )