SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Aproximações e distanciamentos identitários entre empreendedorismo e gênero na Base Nacional Comum Curricular e na formação de professoresContribuições para o estado da arte: O que apontam as pesquisas sobre a reforma do ensino médio? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

LAGE, Micheline Madureira  e  SANTOS, Flávia Nobre dos. A Literatura na BNCC na Etapa do Ensino Médio:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1555-1573.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1555-1573.

Esta pesquisa objetivou refletir sobre o papel da literatura no currículo do ensino médio. Inicialmente, o trabalho foi de natureza bibliográfica. Analisou-se a versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne à literatura e ao ensino médio. Em uma segunda fase, foi-se a campo testar em que medida os objetivos de aprendizagem elencados na 2.ª versão da Base contribuíam para a formação de um leitor literário mais reflexivo. O trabalho foi exitoso e mostrou que os pressupostos contidos no documento apontavam para um caminho que levava o jovem ao encontro da literatura. Na terceira fase, em que se traçou uma nova leitura da Base, agora em sua versão definitiva, percebeu-se que esse caminho foi dificultado em razão da reforma do ensino médio, bem como em virtude das alterações realizadas no documento.

Palavras-chave : Base Nacional Comum Curricular; ensino médio; formação de jovens leitores; ensino; literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )