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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

UNGER, Lynna Gabriella Silva; BERTOLDO, Tássia Alexandre Teixeira  e  CARDOSO, Lívia de Rezende. A Escola da Escolha e suas produções curriculares para a juventude, o futuro e a diferença. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1603-1632.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1603-1632.

Este trabalho apresenta uma análise dos documentos curriculares que orientam a (re)elaboração dos currículos após a reforma do Ensino Médio firmada em 2017. O objetivo é refletir sobre a discursividade empreendida pelo modelo da Escola da Escolha na formação dos sujeitos-jovens-estudantes, em busca de compreender como as subjetividades têm sido produzidas e formatado corpos idealizados por essa lógica educacional. Apoia-se no campo das teorias pós-críticas e, a partir das lentes analíticas foucaultianas, entende-se que os documentos orientadores são, em si, uma concentração dos discursos oficiais que orquestram, organizam e regulam as relações vivenciadas na escola. Advoga-se, assim, a necessidade de problematizar a racionalidade pedagógica que atravessa os currículos contemporâneos e insiste na produção objetivada de sujeitos da educação.

Palavras-chave : currículo; relações de poder; diferença.

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