SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4In pursuit of the ideal student?Training Processes and Teaching Practices in the Reunion with Histories and Memories of the Congo from Nova Almeida author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PENA, Graziele Borges de Oliveira; GONCALVES, Luciene Pereira da Silva  and  OLIVEIRA, Kaique de. Análise do Papel da Escola em Tempos de Pandemia da Covid-19:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1653-1681.  Epub Jan 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1653-1681.

Este artigo visa examinar o papel da escola por meio das políticas públicas educacionais desenvolvidas durante o ano de 2020, o primeiro da pandemia da Covid-19, no Centro-Oeste, sob a ótica do ciclo de políticas de Stephen Ball. A análise documental e as entrevistas semiestruturadas com duas professoras constituíram os instrumentos metodológicos. Observamos o discurso de que o Estado tem desempenhado seu papel nesse momento da pandemia, a presença direta de grupos ligados aos setores privados, a preocupação maior com o cumprimento de carga horária em detrimento da qualidade do ensino. Além disso, houve improvisação para a adoção das aulas remotas, falta de recursos e de políticas públicas para que os alunos se mantivessem na escola, o que aprofundou o processo de desigualdade social, em face da evasão e exclusão de alunos de classes mais pobres, da cidade e do campo, como também indígenas.

Keywords : políticas públicas educacionais; pandemia da Covid-19; ciclo de políticas de Stephen Ball; currículo; exclusão social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )