SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Em busca do estudante ideal?Processos de Formação e Práticas Docentes no Reencontro com Histórias e Memórias do Congo de Nova Almeida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PENA, Graziele Borges de Oliveira; GONCALVES, Luciene Pereira da Silva  e  OLIVEIRA, Kaique de. Análise do Papel da Escola em Tempos de Pandemia da Covid-19:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1653-1681.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1653-1681.

Este artigo visa examinar o papel da escola por meio das políticas públicas educacionais desenvolvidas durante o ano de 2020, o primeiro da pandemia da Covid-19, no Centro-Oeste, sob a ótica do ciclo de políticas de Stephen Ball. A análise documental e as entrevistas semiestruturadas com duas professoras constituíram os instrumentos metodológicos. Observamos o discurso de que o Estado tem desempenhado seu papel nesse momento da pandemia, a presença direta de grupos ligados aos setores privados, a preocupação maior com o cumprimento de carga horária em detrimento da qualidade do ensino. Além disso, houve improvisação para a adoção das aulas remotas, falta de recursos e de políticas públicas para que os alunos se mantivessem na escola, o que aprofundou o processo de desigualdade social, em face da evasão e exclusão de alunos de classes mais pobres, da cidade e do campo, como também indígenas.

Palavras-chave : políticas públicas educacionais; pandemia da Covid-19; ciclo de políticas de Stephen Ball; currículo; exclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )