SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Análisis del Papel de la Escuela en los Tiempos de Pandemia de la Covid-19:Pueblos Indígenas, el Libro de Texto y equivalente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOEIRO, Lucas Borges  y  BERTO, Rosianny Campos. Processos de Formação e Práticas Docentes no Reencontro com Histórias e Memórias do Congo de Nova Almeida. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1682-1709.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1682-1709.

Objetiva narrar percursos investigativos de formação e práticas docentes que envolvem o congo de Nova Almeida, Serra/ES, em busca de reconstituí-lo historicamente como elemento da cultura local e de analisar seus sentidos para a comunidade, por meio de memórias e práticas escolares. Dialoga com testemunhos históricos (BLOCH, 2001), artefatos culturais e registros (auto)biográficos de experiências formadoras (JOSSO, 2004). No rastro de uma prática curricular culturalmente orientada (NEIRA, 2018), indica, pela tematização do congo, a possibilidade de produção de iniciativas que, partindo da cultura local, situem a escola como ente comunitário. Reafirma também a fertilidade de histórias e memórias na produção de processos coletivos de formação e de práticas que considerem os saberes locais.

Palabras clave : Congo de Nova Almeida; Espírito Santo; cultura local; formação docente; práticas curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )