SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Análise do Papel da Escola em Tempos de Pandemia da Covid-19:Os Povos Indígenas, o Livro Didático e equivalente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SOEIRO, Lucas Borges  e  BERTO, Rosianny Campos. Processos de Formação e Práticas Docentes no Reencontro com Histórias e Memórias do Congo de Nova Almeida. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1682-1709.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1682-1709.

Objetiva narrar percursos investigativos de formação e práticas docentes que envolvem o congo de Nova Almeida, Serra/ES, em busca de reconstituí-lo historicamente como elemento da cultura local e de analisar seus sentidos para a comunidade, por meio de memórias e práticas escolares. Dialoga com testemunhos históricos (BLOCH, 2001), artefatos culturais e registros (auto)biográficos de experiências formadoras (JOSSO, 2004). No rastro de uma prática curricular culturalmente orientada (NEIRA, 2018), indica, pela tematização do congo, a possibilidade de produção de iniciativas que, partindo da cultura local, situem a escola como ente comunitário. Reafirma também a fertilidade de histórias e memórias na produção de processos coletivos de formação e de práticas que considerem os saberes locais.

Palavras-chave : Congo de Nova Almeida; Espírito Santo; cultura local; formação docente; práticas curriculares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )