SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Training Processes and Teaching Practices in the Reunion with Histories and Memories of the Congo from Nova AlmeidaCurriculum Creation Processes: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RUFINO, Ângela Maria dos Santos; SENNA, Luiz Antonio Gomes  and  OLIVEIRA, Igor Soares de. Os Povos Indígenas, o Livro Didático e equivalente. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1710-1728.  Epub Jan 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1710-1728.

Os Livros Didáticos (LDs) e congêneres não transmitem somente fatos, mas também difundem ideologias, seguindo as tendências políticas da classe dominante. É comum encontrar em suas páginas elementos limitados e isolados da história e da cultura de grupos desfavorecidos. Assim, objetiva-se com este trabalho tecer uma análise crítica/reflexiva acerca dos conteúdos insertos nos LDs sobre os povos indígenas. A abordagem bibliográfica e documental foi escolhida para fundamentar e compor o itinerário do artigo. Em linhas gerais, o estudo revelou que os LDs e similares podem carregar em seu cerne conteúdos que depreciam e inferiorizam os povos indígenas, prejudicando, dessa forma, seu processo de emancipação social.

Keywords : livro didático; povos indígenas; ideologias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )