SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Procesos de Formación y Prácticas Docentes en el Reencuentro con Historias y Memorias Del Congo de Nova AlmeidaProcesos de Creación Curricular: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RUFINO, Ângela Maria dos Santos; SENNA, Luiz Antonio Gomes  y  OLIVEIRA, Igor Soares de. Os Povos Indígenas, o Livro Didático e equivalente. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1710-1728.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1710-1728.

Os Livros Didáticos (LDs) e congêneres não transmitem somente fatos, mas também difundem ideologias, seguindo as tendências políticas da classe dominante. É comum encontrar em suas páginas elementos limitados e isolados da história e da cultura de grupos desfavorecidos. Assim, objetiva-se com este trabalho tecer uma análise crítica/reflexiva acerca dos conteúdos insertos nos LDs sobre os povos indígenas. A abordagem bibliográfica e documental foi escolhida para fundamentar e compor o itinerário do artigo. Em linhas gerais, o estudo revelou que os LDs e similares podem carregar em seu cerne conteúdos que depreciam e inferiorizam os povos indígenas, prejudicando, dessa forma, seu processo de emancipação social.

Palabras clave : livro didático; povos indígenas; ideologias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )