SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Processos de Criação em Currículos:Pesquisa e Produção do Conhecimento em Aulas de Didática no Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

KREUZ, Kelly Karine  e  LEITE, Fabiane de Andrade. Compreensões de professores de ciências acerca de currículo:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1750-1776.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1750-1776.

O presente estudo teve como objetivo identificar compreensões acerca de currículo expressas por professores da área de Ciências da Natureza no Brasil. A pesquisa realizada é do tipo estudo de caso sob natureza qualitativa, em que foram analisados discursos de professores em atividade em uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Sul. Identificou-se as categorias: compreensão conteudista-ingênuo sobre currículo escolar, compreensão curricular sob a perspectiva conteudista-crítica e currículo escolar sob uma compreensão crítico-reflexiva. Destacamos que os professores da área de Ciências da Natureza evidenciam de forma mais recorrente uma compreensão conteudista-crítica. As compreensões indicam que os discursos curriculares se recontextualizam nos espaços escolares e ampliam o distanciamento do que é proposto em orientações curriculares brasileiras e o que é realizado em contexto da Educação Básica.

Palavras-chave : ensino de ciências; educação básica; conteudista-crítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )