SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Compreensões de professores de ciências acerca de currículo:As Ecologias dos Metaversos e Formas Comunicativas do Habitar, uma Oportunidade para Repensar a Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira; RODRIGUES, Cícera Sineide Dantas  e  FALCAO, Giovana Maria Belém. Pesquisa e Produção do Conhecimento em Aulas de Didática no Ensino Superior. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1777-1798.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1777-1798.

Aborda uma prática pedagógica desenvolvida em duas universidades públicas cearenses. Surge da problemática de como a Didática pode se inscrever, como campo articulado dialeticamente, no ensino e em seus múltiplos contextos. Teve como objetivo analisar perspectivas discentes sobre uma pesquisa de campo fomentada na disciplina Didática. De Comenius (1997) a Candau (2012), entre outros, discute, teórico-metodologicamente, a multidimensionalidade da Didática e seu lugar na prática docente. Ancora-se na abordagem qualitativa, tendo o questionário semiestruturado, aplicado a 19 estudantes de licenciatura, como instrumento de coleta de dados. Estes foram interpretados a partir da análise temática, revelando ‘núcleos de sentidos’, pelos discentes, sobre a prática acenada. A articulação ensino - pesquisa e o contato com a realidade escolar foram vistos pelos discentes como importantes subsídios em sua formação.

Palavras-chave : prática pedagógica; docência universitária; formação docente; didática no ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )