SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Conocimiento Investigación y Producción en Clases de Enseñanza en Educación SuperiorAlgoritmos y Fake News: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FELICE, Massimo DI  y  SCHLEMMER, Eliane. As Ecologias dos Metaversos e Formas Comunicativas do Habitar, uma Oportunidade para Repensar a Educação. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1799-1825.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1799-1825.

A tecnologia de metaverso tem se destacado recentemente a partir de duas abordagens. A primeira compreende os metaversos como sistemas multiusuários de criação de mundos em 2D/3D. A segunda propõe o “Metaverso do mundo ‘real’” e utiliza realidade aumentada para ampliar e potencializar experiências humanas no mundo físico. Baseados nesse contexto, buscamos discorrer sobre como os metaversos desafiam as práticas comunicativas e a interação na educação. Apresentamos as principais abordagens de metaverso com o propósito de evidenciar novos habitares e potencializar a Educação On-LIFE. Inspirados no método cartográfico de pesquisa-intervenção, identificamos pistas que permitem inferir que o metaverso favorece a passagem da compreensão de comunicação para um novo modo, trazendo um habitar comunicativo onde comunicar, interagir e cocriar implicam habitar um habitat.

Palabras clave : ecologia; metaversos; comunicação; educação On-LIFE; ecossistema de inovação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )