SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Las Ecologías de Metaversos y Formas Comunicativas de Habitación, una Oportunidad para Repensar la EducaciónImpactos de la financiarización de la educación brasileña: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Roberto Cardoso Freire da  y  CARVALHO, Jaciara de Sá. Algoritmos e Fake News:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1826-1847.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1826-1847.

Tecnologias digitais conformam sociedades e contribuem com a constituição de compreensões de realidades e relações pelos sujeitos. De forma quase invisível, promovem valores e visões de mundo daqueles que as projetam, desde proprietários de grandes corporações a profissionais iniciantes de TI. A partir deste contexto, este trabalho apresenta uma pesquisa com graduandos de TI, tendo como recorte o fenômeno Fake News e a ampliação do uso de algoritmos computacionais em diversas atividades humanas. O referencial adotado reúne autores da área de tecnologia e de uma perspectiva problematizadora de educação. Os achados de pesquisa sugerem que a formação específica desses futuros profissionais não implica, necessariamente, uma visão complexa das consequências das tecnologias para as sociedades, aproximando-as do senso comum.

Palabras clave : tecnologias digitais; sistemas de informação; desinformação; ensino superior; educação problematizadora.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )