SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Algorithms and Fake News:Health Preceptor’s Perception about Educational Processes in a University Hospital in the Outback of Pernambuco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BLANDY, Beatriz  and  DOWBOR, Ladislau. Impactos da financeirização da educação brasileira:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1848-1877.  Epub Jan 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1848-1877.

Neste ensaio, de caráter crítico e exploratório, mapeiam-se aspectos da recente reconfiguração estrutural do ensino brasileiro privado, relacionando-o à entrada de capitais internacionais, ao fortalecimento de grandes grupos educacionais e à financeirização do setor. A partir do papel central e transformador da educação em macrocenários sociais e políticos, apontam-se desdobramentos mais amplos, como a perpetuação e o aprofundamento da desigualdade estrutural brasileira. Como referencial teórico, adotam-se estudiosos da área de Educação que escreveram sobre esse tema e se fundamenta na visão de economistas e gestores, propondo uma visão multidimensional do fenômeno. Dessa forma, objetiva-se articular visões e referências sobre um processo recente em curso, construindo parâmetros para o acompanhamento desse processo, propondo caminhos e metodologias para essa linha de investigação.

Keywords : ensino básico; privatização; financeirização; desigualdade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )