SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Algoritmos y Fake News:Percepción del Preceptor de Salud sobre los Procesos Educativos en un Hospital Universitario del Interior de Pernambuco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BLANDY, Beatriz  y  DOWBOR, Ladislau. Impactos da financeirização da educação brasileira:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1848-1877.  Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1848-1877.

Neste ensaio, de caráter crítico e exploratório, mapeiam-se aspectos da recente reconfiguração estrutural do ensino brasileiro privado, relacionando-o à entrada de capitais internacionais, ao fortalecimento de grandes grupos educacionais e à financeirização do setor. A partir do papel central e transformador da educação em macrocenários sociais e políticos, apontam-se desdobramentos mais amplos, como a perpetuação e o aprofundamento da desigualdade estrutural brasileira. Como referencial teórico, adotam-se estudiosos da área de Educação que escreveram sobre esse tema e se fundamenta na visão de economistas e gestores, propondo uma visão multidimensional do fenômeno. Dessa forma, objetiva-se articular visões e referências sobre um processo recente em curso, construindo parâmetros para o acompanhamento desse processo, propondo caminhos e metodologias para essa linha de investigação.

Palabras clave : ensino básico; privatização; financeirização; desigualdade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )