SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Health Preceptor’s Perception about Educational Processes in a University Hospital in the Outback of Pernambuco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PONCE, Branca Jurema  and  COSTA, Thais Almeida. Utopias Concretas para Renovar Esperanças Democráticas: Entrevista com a Professora Amabília Almeida. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1904-1923.  Epub Jan 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1904-1923.

A realização desta entrevista integrou as atividades do projeto (2020-2022) do Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC), coordenado pela Professora Branca Jurema Ponce do Programa de Educação: Currículo, da Faculdade de Educação da PUC-SP. Um dos objetivos do projeto consiste em registrar experiências históricas de educação escolar, assim como práticas curriculares atuais que revelem avanços democráticos. A história de Amabília Almeida é testemunho da ação feminista rebelde contra o patriarcado, da resistência política contra o autoritarismo e do ativismo docente pela garantia do direito à educação. Com mais esta publicação, reafirma-se a essência utópica das produções acadêmicas ancoradas no conceito de justiça curricular. Histórias como essas permitem afirmar a impossibilidade de silenciar experiências emancipatórias, e elas sobrevivem nas memórias, nos sonhos, nas resistências.

Keywords : democracia; memórias, justiça curricular; resistências; direito à educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )