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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PONCE, Branca Jurema  e  COSTA, Thais Almeida. Utopias Concretas para Renovar Esperanças Democráticas: Entrevista com a Professora Amabília Almeida. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1904-1923.  Epub 30-Jan-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1904-1923.

A realização desta entrevista integrou as atividades do projeto (2020-2022) do Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC), coordenado pela Professora Branca Jurema Ponce do Programa de Educação: Currículo, da Faculdade de Educação da PUC-SP. Um dos objetivos do projeto consiste em registrar experiências históricas de educação escolar, assim como práticas curriculares atuais que revelem avanços democráticos. A história de Amabília Almeida é testemunho da ação feminista rebelde contra o patriarcado, da resistência política contra o autoritarismo e do ativismo docente pela garantia do direito à educação. Com mais esta publicação, reafirma-se a essência utópica das produções acadêmicas ancoradas no conceito de justiça curricular. Histórias como essas permitem afirmar a impossibilidade de silenciar experiências emancipatórias, e elas sobrevivem nas memórias, nos sonhos, nas resistências.

Palavras-chave : democracia; memórias, justiça curricular; resistências; direito à educação.

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