SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Paulo Freire y cultura digital: aportes a las enseñanzas decoloniales y a los procesos de (trans)formaciónTecnologías y Políticas Curriculares de la Educación Básica: un Análisis Arqueológico del Discurso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

STEYER, Daiana; BASSANI, Patrícia Scherer  y  BEHAR, Patricia Alejandra. Pistas para um Modelo Pedagógico para Educação OnLife com Foco no Personal Learning Environment (PLE). e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61645.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61645.

Os objetivos deste estudo envolvem identificar aproximações entre as perspectivas da Educação OnLife e Personal Learning Environment (PLE) e elaborar pistas que auxiliem na busca de um modelo pedagógico (MP) para práticas educacionais mediadas por tecnologia. A pesquisa, de abordagem qualitativa e eminentemente teórica, foi realizada em três etapas: a) levantamento teórico; b) estabelecimento de relações entre os enfoques Educação OnLife e PLE; c) definições das pistas para o modelo pedagógico com base no cruzamento dos dados. Identificou-se que as pistas delineadas podem ampliar aspectos do MP (Behar et al., 2019). As pistas podem ser sintetizadas em: trabalho cartográfico para práticas inventivas (organizacional); curadoria de conteúdo digital (conteúdo); acoplamento do humano com as tecnologias digitais (metodológico); tecnologias devem permear o enriquecimento do PLE (tecnológico).

Palabras clave : ambiente pessoal de aprendizagem; Educação OnLife; modelo pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )