SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Paulo Freire e cultura digital: contribuições para as docências decoloniais e os processos (trans)formativosTecnologias e Políticas Curriculares da Educação Básica: uma Análise Arqueológica do Discurso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

STEYER, Daiana; BASSANI, Patrícia Scherer  e  BEHAR, Patricia Alejandra. Pistas para um Modelo Pedagógico para Educação OnLife com Foco no Personal Learning Environment (PLE). e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61645.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61645.

Os objetivos deste estudo envolvem identificar aproximações entre as perspectivas da Educação OnLife e Personal Learning Environment (PLE) e elaborar pistas que auxiliem na busca de um modelo pedagógico (MP) para práticas educacionais mediadas por tecnologia. A pesquisa, de abordagem qualitativa e eminentemente teórica, foi realizada em três etapas: a) levantamento teórico; b) estabelecimento de relações entre os enfoques Educação OnLife e PLE; c) definições das pistas para o modelo pedagógico com base no cruzamento dos dados. Identificou-se que as pistas delineadas podem ampliar aspectos do MP (Behar et al., 2019). As pistas podem ser sintetizadas em: trabalho cartográfico para práticas inventivas (organizacional); curadoria de conteúdo digital (conteúdo); acoplamento do humano com as tecnologias digitais (metodológico); tecnologias devem permear o enriquecimento do PLE (tecnológico).

Palavras-chave : ambiente pessoal de aprendizagem; Educação OnLife; modelo pedagógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )