SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Clues for a Pedagogical Model for OnLife Education with a Focus on Personal Learning Environment (PLE)Integration of ICT into the Curriculum: the technology perspectives present in the official documents of the Santa Catarina policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RAMOS, Hugo Souza Garcia  and  COELHO, Geide Rosa. Tecnologias e Políticas Curriculares da Educação Básica: uma Análise Arqueológica do Discurso. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61626.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61626.

Este artigo objetiva descrever de que modo se constrói um discurso sobre as tecnologias, nas políticas curriculares da educação básica, mapeando as diferentes concepções de tecnologia que se encontram presentes. Como pressuposto teórico, é abordada a perspectiva contemporânea da filosofia da tecnologia, a partir da categorização apresentada pelo filósofo Andrew Feenberg. Na pesquisa, foi utilizada a Análise do Discurso (AD) como método de pesquisa e os procedimentos foram orientados pela base epistemológica da teoria foucaultiana do discurso. Com relação aos resultados, não foi identificada uma sequência linear de concepções, ao longo das décadas, nas políticas curriculares. Conclui-se, na realidade, que há um discurso híbrido no que diz respeito às concepções, ou seja, uma hibridização de tendências teóricas distintas.

Keywords : currículos; políticas; tecnologias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )