SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Pistas para un Modelo Pedagógico de Educación OnLife Centrado en el Entorno Personal de Aprendizaje (PLE)Integración de las TIC en el currículo: las perspectivas tecnológicas presentes en los documentos oficiales de la política de Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RAMOS, Hugo Souza Garcia  y  COELHO, Geide Rosa. Tecnologias e Políticas Curriculares da Educação Básica: uma Análise Arqueológica do Discurso. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61626.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61626.

Este artigo objetiva descrever de que modo se constrói um discurso sobre as tecnologias, nas políticas curriculares da educação básica, mapeando as diferentes concepções de tecnologia que se encontram presentes. Como pressuposto teórico, é abordada a perspectiva contemporânea da filosofia da tecnologia, a partir da categorização apresentada pelo filósofo Andrew Feenberg. Na pesquisa, foi utilizada a Análise do Discurso (AD) como método de pesquisa e os procedimentos foram orientados pela base epistemológica da teoria foucaultiana do discurso. Com relação aos resultados, não foi identificada uma sequência linear de concepções, ao longo das décadas, nas políticas curriculares. Conclui-se, na realidade, que há um discurso híbrido no que diz respeito às concepções, ou seja, uma hibridização de tendências teóricas distintas.

Palabras clave : currículos; políticas; tecnologias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )