SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Pistas para um Modelo Pedagógico para Educação OnLife com Foco no Personal Learning Environment (PLE)Integração de Tdic ao Currículo: as perspectivas de tecnologia presentes nos documentos oficiais da política de Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RAMOS, Hugo Souza Garcia  e  COELHO, Geide Rosa. Tecnologias e Políticas Curriculares da Educação Básica: uma Análise Arqueológica do Discurso. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61626.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61626.

Este artigo objetiva descrever de que modo se constrói um discurso sobre as tecnologias, nas políticas curriculares da educação básica, mapeando as diferentes concepções de tecnologia que se encontram presentes. Como pressuposto teórico, é abordada a perspectiva contemporânea da filosofia da tecnologia, a partir da categorização apresentada pelo filósofo Andrew Feenberg. Na pesquisa, foi utilizada a Análise do Discurso (AD) como método de pesquisa e os procedimentos foram orientados pela base epistemológica da teoria foucaultiana do discurso. Com relação aos resultados, não foi identificada uma sequência linear de concepções, ao longo das décadas, nas políticas curriculares. Conclui-se, na realidade, que há um discurso híbrido no que diz respeito às concepções, ou seja, uma hibridização de tendências teóricas distintas.

Palavras-chave : currículos; políticas; tecnologias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )