SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Integração de Tdic ao Currículo: as perspectivas de tecnologia presentes nos documentos oficiais da política de Santa CatarinaEstudo da Cultura Maker na Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ALMEIDA, Luane da Silva Gomes; SABOTA, Barbra  e  RODRIGUES, Olira Saraiva. O letramento multimodal na aprendizagem do gênero crônica: uma possibilidade de mediação pedagógica. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61105.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61105.

Neste artigo abordamos a produção multimodal de crônicas por alunos/as do nono ano do Ensino Fundamental durante o período de ensino remoto causado pela pandemia de Covid-19 sob a perspectiva dos multiletramentos e do letramento crítico. No estudo, refletimos sobre a mediação pedagógica docente facilitada por tecnologias digitais, analisamos como o aplicativo Book Creator favorece editar e compartilhar textos multimodais. Na sequência, discutimos os textos produzidos no aplicativo sob premissas da abordagem qualitativa interpretativista. Depreendemos que mudanças nas práticas sociais demandam novas práxis pedagógicas, implicando transformações no currículo para que contemple políticas linguísticas de enfrentamento das desigualdades e injustiças visando o desenvolvimento da cidadania crítica e promovendo uma educação linguística socialmente relevante.

Palavras-chave : letramento multimodal; aplicativo Book Creator; práxis pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )