SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21O letramento multimodal na aprendizagem do gênero crônica: uma possibilidade de mediação pedagógicaTutoria Pedagógica e Currículo: Intervenção e Possibilidades de Mentoria no Tempo dos Sujeitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

LEMOS, Silvana Donadio Vilela  e  VALENTE, José Armando. Estudo da Cultura Maker na Escola. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e60975.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60975.

A Educação Maker nas escolas pode impulsionar a transformação do trabalho pedagógico pela inversão do modelo de ensinar e aprender. De acordo com a perspectiva do aprender fazendo, o aluno é empoderado ao fabricar produtos com o uso de diferentes materiais e tecnologias. O objetivo deste artigo é discutir as contribuições de seis atividades maker para a formação dos alunos de uma escola pública de Educação Básica. A metodologia teve como base a análise dos depoimentos extraídos de relatórios elaborados por professores da escola e pela pesquisadora. Como resultado, há evidências de que os alunos em colaboração com colegas e seus professores protagonizaram a produção de três protótipos de projetos sustentáveis, com a utilização de materiais recicláveis, o reuso de objetos e o emprego de tecnologias digitais. Entre os desafios estão a articulação entre os estudos curriculares e as questões-problema que emergiram a partir das criações desenvolvidas nas atividades maker.

Palavras-chave : atividade maker; cultura maker; educação básica; projetos sustentáveis; tecnologias educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )