SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Estudio de la Cultura Maker en la EscuelaEl Acercamiento de los Docentes de Educación Física con los Medios y la Tecnología y sus Reflexiones en Relación a la Pandemia del Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ALBUQUERQUE, Maria de Jesus Ferreira César de  y  OLIVEIRA, Elizângela Farias de. Tutoria Pedagógica e Currículo: Intervenção e Possibilidades de Mentoria no Tempo dos Sujeitos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e60934.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60934.

Este artigo é resultado da análise de orientação de uma formação de coordenadores metodológicos de desenho curricular de uma instituição de ensino do sistema S. A proposta pedagógica dessa formação partiu de um modelo remoto sincrônico com situações de aprendizagens híbridas e tutoria pedagógica on-line. O objetivo desse trabalho visou discorrer e refletir sobre a experiência de intervenção de tutoria pedagógica no tempo dos sujeitos. A metodologia empregada baseou-se na abordagem qualitativa, onde se buscou, a partir das narrativas dos sujeitos, dados estes levantados por meio de aplicação de questionários semiestruturados, coletar depoimentos, elementos que subsidiaram a estrutura e a análise desse trabalho. Os sujeitos dessa pesquisa foram profissionais da educação das modalidades da educação profissional e da educação básica. O resultado da investigação delineou na perspectiva de desenvolver uma visão sobre a importância da intervenção pedagógica no tempo de aprendizagem desses sujeitos e o desdobramento de uma mentoria pedagógica sob a perspectiva de práticas contemporâneas.

Palabras clave : tutoria; currículo; intervenção pedagógica; práticas contemporâneas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )