SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Estudo da Cultura Maker na EscolaA Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ALBUQUERQUE, Maria de Jesus Ferreira César de  e  OLIVEIRA, Elizângela Farias de. Tutoria Pedagógica e Currículo: Intervenção e Possibilidades de Mentoria no Tempo dos Sujeitos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e60934.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60934.

Este artigo é resultado da análise de orientação de uma formação de coordenadores metodológicos de desenho curricular de uma instituição de ensino do sistema S. A proposta pedagógica dessa formação partiu de um modelo remoto sincrônico com situações de aprendizagens híbridas e tutoria pedagógica on-line. O objetivo desse trabalho visou discorrer e refletir sobre a experiência de intervenção de tutoria pedagógica no tempo dos sujeitos. A metodologia empregada baseou-se na abordagem qualitativa, onde se buscou, a partir das narrativas dos sujeitos, dados estes levantados por meio de aplicação de questionários semiestruturados, coletar depoimentos, elementos que subsidiaram a estrutura e a análise desse trabalho. Os sujeitos dessa pesquisa foram profissionais da educação das modalidades da educação profissional e da educação básica. O resultado da investigação delineou na perspectiva de desenvolver uma visão sobre a importância da intervenção pedagógica no tempo de aprendizagem desses sujeitos e o desdobramento de uma mentoria pedagógica sob a perspectiva de práticas contemporâneas.

Palavras-chave : tutoria; currículo; intervenção pedagógica; práticas contemporâneas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )