SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Pedagogical Tutoring and Curriculum: Intervention and Possibilities of Mentoring in the Subjects’ TimeUsing Information and Communication Technologies (ICTs) in Environmental Education for Students of Professional and Technological Education in Rondônia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ARAUJO, Allyson Carvalho de  and  CAVALCANTE, Everton. A Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61515.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61515.

O período de distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19 deflagrou carências educacionais amplamente anunciadas pela falta de um desenvolvimento orgânico de mídia e tecnologia na educação. Este estudo objetiva relatar e identificar as formas pelas quais o tema mídia e tecnologia foi abordado por um coletivo de professores de Educação Física escolar da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, além de compreender como tais elementos reverberaram durante o período de ensino remoto emergencial. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, com uso de métodos de análise de conteúdo e análise temática para verificar documentos curriculares relacionados à Educação Física e entrevistas realizadas com seis professores. Os resultados apontam a gradativa aproximação dos professores com esse tema, o qual pode ser ainda aprofundado a partir de indicadores vivenciados na pandemia.

Keywords : currículo; educação física; educação em situação de emergência; formação de professores; mídia-educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )