SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Tutoría Pedagógica y Currículum: Intervención y Posibilidades de Tutoría en el Tiempo de las AsignaturasLas Tecnologías de la Información e las Comunicaciones (TICs) en la Educación Ambiental de Estudiantes de la Educación Profesional y Tecnológica en Rondonia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ARAUJO, Allyson Carvalho de  y  CAVALCANTE, Everton. A Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61515.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61515.

O período de distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19 deflagrou carências educacionais amplamente anunciadas pela falta de um desenvolvimento orgânico de mídia e tecnologia na educação. Este estudo objetiva relatar e identificar as formas pelas quais o tema mídia e tecnologia foi abordado por um coletivo de professores de Educação Física escolar da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, além de compreender como tais elementos reverberaram durante o período de ensino remoto emergencial. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, com uso de métodos de análise de conteúdo e análise temática para verificar documentos curriculares relacionados à Educação Física e entrevistas realizadas com seis professores. Os resultados apontam a gradativa aproximação dos professores com esse tema, o qual pode ser ainda aprofundado a partir de indicadores vivenciados na pandemia.

Palabras clave : currículo; educação física; educação em situação de emergência; formação de professores; mídia-educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )