SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Tutoria Pedagógica e Currículo: Intervenção e Possibilidades de Mentoria no Tempo dos SujeitosAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação Ambiental de Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ARAUJO, Allyson Carvalho de  e  CAVALCANTE, Everton. A Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61515.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61515.

O período de distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19 deflagrou carências educacionais amplamente anunciadas pela falta de um desenvolvimento orgânico de mídia e tecnologia na educação. Este estudo objetiva relatar e identificar as formas pelas quais o tema mídia e tecnologia foi abordado por um coletivo de professores de Educação Física escolar da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, além de compreender como tais elementos reverberaram durante o período de ensino remoto emergencial. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, com uso de métodos de análise de conteúdo e análise temática para verificar documentos curriculares relacionados à Educação Física e entrevistas realizadas com seis professores. Os resultados apontam a gradativa aproximação dos professores com esse tema, o qual pode ser ainda aprofundado a partir de indicadores vivenciados na pandemia.

Palavras-chave : currículo; educação física; educação em situação de emergência; formação de professores; mídia-educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )