SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21El Acercamiento de los Docentes de Educación Física con los Medios y la Tecnología y sus Reflexiones en Relación a la Pandemia del Covid-19Ecología de Medios y Plataformización: desafío curricular en la enseñanza híbrida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ROSA, Elaine Márcia Souza; BERNALDINO, Elizângela de Souza; BARBA, Clarides Henrich de  y  SIMAO, Berenice Perpétua. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação Ambiental de Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61590.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61590.

A pesquisa consistiu em analisar a percepção do estudante sobre a abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental (EA) nos componentes curriculares utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) - Campus Porto Velho Calama, em meio à pandemia de Covid-19. Recorreu-se à pesquisa qualitativa com enfoque metodológico da pesquisa-ação e, para análise, pautou-se pelo método de interpretação de sentido. A intervenção envolveu 22 estudantes dos cursos técnicos integrados do Ifro que responderam o formulário on-line e participaram dos encontros dialógicos/reflexivos realizados com o uso de TICs em disciplinas específicas dos cursos. Constatou-se que a EA nas matrizes curriculares dos cursos técnicos do Ifro perpassa a transversalidade e o uso das TICs no processo formativo em EA favoreceu o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem diante da pandemia da Covid-19.

Palabras clave : currículo; educação ambiental; tecnologias da informação e comunicação; ensino médio; educação profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )