SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A Aproximação de Professores de Educação Física com Mídia e Tecnologia e seus Reflexos com Relação à Pandemia de Covid-19Ecologia das Mídias e a Plataformização: desafio curricular no ensino híbrido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ROSA, Elaine Márcia Souza; BERNALDINO, Elizângela de Souza; BARBA, Clarides Henrich de  e  SIMAO, Berenice Perpétua. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação Ambiental de Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61590.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61590.

A pesquisa consistiu em analisar a percepção do estudante sobre a abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental (EA) nos componentes curriculares utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) - Campus Porto Velho Calama, em meio à pandemia de Covid-19. Recorreu-se à pesquisa qualitativa com enfoque metodológico da pesquisa-ação e, para análise, pautou-se pelo método de interpretação de sentido. A intervenção envolveu 22 estudantes dos cursos técnicos integrados do Ifro que responderam o formulário on-line e participaram dos encontros dialógicos/reflexivos realizados com o uso de TICs em disciplinas específicas dos cursos. Constatou-se que a EA nas matrizes curriculares dos cursos técnicos do Ifro perpassa a transversalidade e o uso das TICs no processo formativo em EA favoreceu o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem diante da pandemia da Covid-19.

Palavras-chave : currículo; educação ambiental; tecnologias da informação e comunicação; ensino médio; educação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )