SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Using Information and Communication Technologies (ICTs) in Environmental Education for Students of Professional and Technological Education in RondôniaMedia literacy in the Pedagogy curriculum and teaching experiences during the Covid-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PEREIRA, Natana Lopes  and  SOUZA, Marcio Vieira de. Ecologia das Mídias e a Plataformização: desafio curricular no ensino híbrido. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61503.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61503.

Este trabalho aborda os desafios curriculares na integração do ensino híbrido na educação superior a partir do cenário de plataformização da sociedade, considerando a perspectiva teórica da Ecologia das Mídias. Com base em tal temática, objetiva descrever as estratégias elaboradas para integrar as plataformas de mídias digitais e as metodologias ativas participativas no ensino superior híbrido. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa-ação em uma disciplina no ensino superior híbrido. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e revisão bibliográfica. A análise de cunho qualitativo foi implementada por meio da categorização dos registros realizados pelo professor e pela tutora da disciplina. Como resultados, constatou-se a contribuição da inovação dos modelos educacionais a partir de um currículo que possibilite adaptações em seus elementos.

Keywords : Ecologia das Mídias; plataformização; currículo; metodologias ativas participativas; ensino híbrido.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )