SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Las Tecnologías de la Información e las Comunicaciones (TICs) en la Educación Ambiental de Estudiantes de la Educación Profesional y Tecnológica en RondoniaAlfabetización mediática en el currículo de Pedagogía y experiencias docentes durante la pandemia de la Covid-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PEREIRA, Natana Lopes  y  SOUZA, Marcio Vieira de. Ecologia das Mídias e a Plataformização: desafio curricular no ensino híbrido. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61503.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61503.

Este trabalho aborda os desafios curriculares na integração do ensino híbrido na educação superior a partir do cenário de plataformização da sociedade, considerando a perspectiva teórica da Ecologia das Mídias. Com base em tal temática, objetiva descrever as estratégias elaboradas para integrar as plataformas de mídias digitais e as metodologias ativas participativas no ensino superior híbrido. Para atingir tal objetivo, realizou-se uma pesquisa-ação em uma disciplina no ensino superior híbrido. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante e revisão bibliográfica. A análise de cunho qualitativo foi implementada por meio da categorização dos registros realizados pelo professor e pela tutora da disciplina. Como resultados, constatou-se a contribuição da inovação dos modelos educacionais a partir de um currículo que possibilite adaptações em seus elementos.

Palabras clave : Ecologia das Mídias; plataformização; currículo; metodologias ativas participativas; ensino híbrido.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )