SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Media Ecology and Platformization: curricular challenge in hybrid teachingEmergency Remote Teaching and Digital Technologies: curricular tessituras in the (trans)teacher training process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ARNDT, Klalter Bez Fontana  and  CRUZ, Dulce Márcia. Letramento midiático no currículo da Pedagogia e nas experiências docentes durante a pandemia da Covid-19. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61651.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61651.

Neste artigo apresentamos o recorte de uma pesquisa de doutorado que, dentre seus objetivos, buscou identificar os elementos da formação para as mídias na grade curricular de três cursos de Pedagogia nas duas universidades públicas do estado de Santa Catarina em contraponto aos relatos das experiências docentes de um grupo de pedagogas, entre 2020 e 2022, coletados em três questionários online e rodas de conversa. As análises foram sustentadas pelos estudos da mídia-educação, letramento midiático e identidade docente. De forma geral, os resultados apontaram que as mídias ainda não constituem um eixo importante na formação inicial dos pedagogos. E que, embora o currículo contemple disciplinas sobre mídias, estas ainda se encontram isoladas. Por fim, os estudos nos mostraram que essa formação para as mídias requer uma transversalidade e uma contextualização com o lócus de atuação do pedagogo.

Keywords : identidade docente; mídia-educação; práticas pedagógicas; formação docente; cultura digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )