SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Ecología de Medios y Plataformización: desafío curricular en la enseñanza híbridaEnseñanza Remota de Emergencia y Tecnologías Digitales: texturas curriculares en el proceso de (trans) formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ARNDT, Klalter Bez Fontana  y  CRUZ, Dulce Márcia. Letramento midiático no currículo da Pedagogia e nas experiências docentes durante a pandemia da Covid-19. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61651.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61651.

Neste artigo apresentamos o recorte de uma pesquisa de doutorado que, dentre seus objetivos, buscou identificar os elementos da formação para as mídias na grade curricular de três cursos de Pedagogia nas duas universidades públicas do estado de Santa Catarina em contraponto aos relatos das experiências docentes de um grupo de pedagogas, entre 2020 e 2022, coletados em três questionários online e rodas de conversa. As análises foram sustentadas pelos estudos da mídia-educação, letramento midiático e identidade docente. De forma geral, os resultados apontaram que as mídias ainda não constituem um eixo importante na formação inicial dos pedagogos. E que, embora o currículo contemple disciplinas sobre mídias, estas ainda se encontram isoladas. Por fim, os estudos nos mostraram que essa formação para as mídias requer uma transversalidade e uma contextualização com o lócus de atuação do pedagogo.

Palabras clave : identidade docente; mídia-educação; práticas pedagógicas; formação docente; cultura digital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )