SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Media literacy in the Pedagogy curriculum and teaching experiences during the Covid-19 pandemicGeneration Z: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MARTINS, Ana Patrícia Sá; MORAES, Letícia Aparecida Nunes  and  PEREIRA, Tatiana da Silva. Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias Digitais: tessituras curriculares no processo de (trans) formação de professores. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61395.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61395.

Considerando o contexto pandêmico da Covid-19, esta pesquisa, do tipo qualitativa, bibliográfica, documental e de estudo de caso, tem como objetivo investigar as percepções dos licenciandos do curso de Letras quanto as suas aprendizagens. Nesse sentido, analisamos as diretrizes curriculares implementadas nesse cenário por uma universidade pública do estado do Maranhão, bem como os discursos dos discentes acerca de suas aprendizagens mediadas pelas tecnologias digitais à época. Os resultados revelam que houve significativas mudanças nas perspectivas didáticas prescritas pela instituição, ao fornecer orientações ao corpo acadêmico quanto às adaptações nas práticas de ensino/aprendizagem. Ademais, percebemos valorações positivas dos licenciandos, no que tange aos usos das tecnologias digitais como instrumentos de ensino para além do ensino remoto emergencial.

Keywords : formação inicial de professores; curso de letras; tessituras curriculares para além do ensino remoto; tecnologias digitais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )