SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Alfabetización mediática en el currículo de Pedagogía y experiencias docentes durante la pandemia de la Covid-19Generación Z: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MARTINS, Ana Patrícia Sá; MORAES, Letícia Aparecida Nunes  y  PEREIRA, Tatiana da Silva. Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias Digitais: tessituras curriculares no processo de (trans) formação de professores. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61395.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61395.

Considerando o contexto pandêmico da Covid-19, esta pesquisa, do tipo qualitativa, bibliográfica, documental e de estudo de caso, tem como objetivo investigar as percepções dos licenciandos do curso de Letras quanto as suas aprendizagens. Nesse sentido, analisamos as diretrizes curriculares implementadas nesse cenário por uma universidade pública do estado do Maranhão, bem como os discursos dos discentes acerca de suas aprendizagens mediadas pelas tecnologias digitais à época. Os resultados revelam que houve significativas mudanças nas perspectivas didáticas prescritas pela instituição, ao fornecer orientações ao corpo acadêmico quanto às adaptações nas práticas de ensino/aprendizagem. Ademais, percebemos valorações positivas dos licenciandos, no que tange aos usos das tecnologias digitais como instrumentos de ensino para além do ensino remoto emergencial.

Palabras clave : formação inicial de professores; curso de letras; tessituras curriculares para além do ensino remoto; tecnologias digitais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )