SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Letramento midiático no currículo da Pedagogia e nas experiências docentes durante a pandemia da Covid-19Geração Z: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MARTINS, Ana Patrícia Sá; MORAES, Letícia Aparecida Nunes  e  PEREIRA, Tatiana da Silva. Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias Digitais: tessituras curriculares no processo de (trans) formação de professores. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61395.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61395.

Considerando o contexto pandêmico da Covid-19, esta pesquisa, do tipo qualitativa, bibliográfica, documental e de estudo de caso, tem como objetivo investigar as percepções dos licenciandos do curso de Letras quanto as suas aprendizagens. Nesse sentido, analisamos as diretrizes curriculares implementadas nesse cenário por uma universidade pública do estado do Maranhão, bem como os discursos dos discentes acerca de suas aprendizagens mediadas pelas tecnologias digitais à época. Os resultados revelam que houve significativas mudanças nas perspectivas didáticas prescritas pela instituição, ao fornecer orientações ao corpo acadêmico quanto às adaptações nas práticas de ensino/aprendizagem. Ademais, percebemos valorações positivas dos licenciandos, no que tange aos usos das tecnologias digitais como instrumentos de ensino para além do ensino remoto emergencial.

Palavras-chave : formação inicial de professores; curso de letras; tessituras curriculares para além do ensino remoto; tecnologias digitais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )