SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Geração Z:Competências TPACK de docentes que publican WebQuest índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PADUA, Carlos Alberto Lima de Oliveira; FRANCA-CARVALHO, Antonia Dalva  e  ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros. Educação a Distância: processo de ruptura tecnológica e social na formação de professores. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61601.  Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61601.

A Educação a Distância, no Brasil, tem expandido quantitativamente a formação de professores. No entanto, ainda são tímidas as discussões científicas que contextualizam esse campo epistemológico. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a Educação a Distância enquanto processo de ruptura tecnológica e social na formação de professores. Para tanto, trilhamos uma análise bibliográfica, a partir de considerações de autores que relacionam essa educação enquanto ruptura tecnológica e social. Os resultados apontam a necessidade tanto de acompanhamento e investimento estrutural diante da realidade do cidadão brasileiro, quanto de práticas diferenciadas que possam efetivar a aprendizagem reflexiva dos estudantes de Cursos de Licenciaturas.

Palavras-chave : educação a distância; formação de professores; tecnologias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )