SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Educación a Distancia: proceso de ruptura tecnológica y social en la formación docenteTecnologías y Currículo en EJA en Brasil en Tiempos de Pandemia: ¿para qué, para quién? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CUNHA, Fabiana dos Santos Matos Eugênio; GARCIAS, Adolfina PÉREZ  y  MARTINEZ, Antonio CASERO. Competências TPACK de docentes que publican WebQuest. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e60996.  Epub 16-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60996.

O presente artigo apresenta resultados parciais de pesquisa realizada sobre a temática das competências docentes para uso de tecnologias digitais, em especial o uso de WebQuest. Trata-se de um estudo exploratório e quantitativo, objetivando avaliar a autopercepção docente sobre seus conhecimentos TPACK, com a finalidade de caracterizá-los e identificar o que intervén em sua prática pedagógica. Utiliza-se o protocolo TPACK, com adaptações para o estudo em foco, conjugado com questionário sobre prática docente. Apresenta-se um recorte dos resultados mais relevantes obtidos de 310 docentes brasileiros. Opta-se por um corte descritivo e correlacional e o uso do software R nas análises. Verificou-se que os docentes têm percepções elevadas sobre seus conhecimentos TPACK, embora existam diferenças quanto ao gênero e nivel acadêmico dos participantes. O estudo aponta a necessidade de formação continuada dos docentes para o uso de tecnologias.

Palabras clave : competência digital docente; TPACK; prática docente; autopercepção docente; WebQuest.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )