SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Educação a Distância: processo de ruptura tecnológica e social na formação de professoresTecnologias e Currículo da EJA no Brasil em Tempos de Pandemia: para que, para quem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CUNHA, Fabiana dos Santos Matos Eugênio; GARCIAS, Adolfina PÉREZ  e  MARTINEZ, Antonio CASERO. Competências TPACK de docentes que publican WebQuest. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e60996.  Epub 16-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60996.

O presente artigo apresenta resultados parciais de pesquisa realizada sobre a temática das competências docentes para uso de tecnologias digitais, em especial o uso de WebQuest. Trata-se de um estudo exploratório e quantitativo, objetivando avaliar a autopercepção docente sobre seus conhecimentos TPACK, com a finalidade de caracterizá-los e identificar o que intervén em sua prática pedagógica. Utiliza-se o protocolo TPACK, com adaptações para o estudo em foco, conjugado com questionário sobre prática docente. Apresenta-se um recorte dos resultados mais relevantes obtidos de 310 docentes brasileiros. Opta-se por um corte descritivo e correlacional e o uso do software R nas análises. Verificou-se que os docentes têm percepções elevadas sobre seus conhecimentos TPACK, embora existam diferenças quanto ao gênero e nivel acadêmico dos participantes. O estudo aponta a necessidade de formação continuada dos docentes para o uso de tecnologias.

Palavras-chave : competência digital docente; TPACK; prática docente; autopercepção docente; WebQuest.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )