SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Technologies and Curriculum in EJA in Brazil in Times of Pandemic: for what, for whom?Actions of political networks in the pandemic: defending learning and erasing contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

JOVER, Brenda; CHAGAS, Ângela; SARAIVA, Mateus  and  LUCE, Maria Beatriz. A Seduc-RS na apropriação das TDIC no Ensino Médio: o que a análise das notícias institucionais revela?. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61616.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61616.

Este estudo analisa como se deu a atuação da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) em relação à apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por professores e estudantes de Ensino Médio entre 2020 e 2022. Em um contexto marcado pelas mudanças no Ensino Médio e pela pandemia da Covid-19, foi realizada a análise temática de 93 notícias do site da Seduc-RS, entre 2020 e 2022, a fim de identificar os atores envolvidos na implementação das TDIC e as possibilidades de apropriação por parte das comunidades escolares. Observou-se que a gestão estadual da educação privilegiou grupos empresariais em detrimento de sujeitos das comunidades escolares, ocasionando apropriação do espaço público pelo privado. Seguindo o processo em curso, tais ações de educação a distância e privatização podem se tornar permanentes nas escolas estaduais de Ensino Médio.

Keywords : limites da tecnologia educacional; privatização do ensino; apropriação do conhecimento; ensino médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )